segunda-feira, agosto 28, 2006

Emmys

Foi ontem a cerimónia de entrega dos Emmys, tendo como anfitrião o histriónico Conan O´Brien. Sendo bom não esquecer que há quase uma centena de prémios desde a melhor maquilhagem ou o melhor penteado, os prémios acabam por reflectir o melhor que se faz em TV pelos USA. Como em qualquer selecção haverá sempre os injustamente esquecidos. Dentro destes destaco os CSI (Miami, Las Vegas e New York) apenas nomeados em categorias secundárias.


Os grande vencedores da noite foram "24" com 5 prémios e a mini-série "Elizabeth I" com 9 prémios."24" derrotou séries como "The Sopranos", "Six Feet Under" "Lost" e a inédita entre nós "Big Love" ( Bill Paxton polígamo em Salt Lake) na categoria de melhor série dramática. Kiefer Sutherland como Jack Bauer bateu Peter Krause ( Nate Fischer em "Six feet under") e Dennis Leary ( o Tommy Gavin do interessante "Rescue Me"que passa na SIC ou no AXN) como melhor actor dramático. A melhor actriz foi Mariska Hargitay em "Law and Order-Special Victims Unit", de que nunca ouvi falar.

A melhor série de comédia foi "The Office" mas a comédia mais premiada foi "My name is Earl", sendo os melhores actores de comédia Tony Shalloub por "Monk" e Julia Loise Dreyfus nma outra série inédita por cá. Também premiado o "Daily Show" de Jon Stewart e o impagável Steven Colbert.

"Elizabeth I" dominou as mini-séries com Helen Mirren e Jeremy Irons premiados. O melhor actor foi Donald Sutherland, que posou com o filho. Curiosamente bateu outro pai famoso ( Jon Voight desavindo com Angelina Jolie que ficou na limo à espera que o progenitor abandonasse a sala) que criou um (dizem) magnifico retrato de João Paulo II:

Outras séries premiadas com 4 emmys foram "Roma" de que já falei noutro post, e "Baghdad ER" série documental que mostra o dia a dia do "86th Combat Support Hospital".